O Creator Search Insights é uma nova ferramenta do TikTok projetada para ajudar criadores e marcas a entender melhor as tendências de conteúdo e o comportamento do público na plataforma.
Com essa ferramenta, é possível impulsionar os seus resultados de SEO para TikTok, já que você consegue identificar as palavras-chave mais populares e os temas que estão em alta, ou seja, o que está sendo mais pesquisado pelos usuários.
Com essas informações, criadores poderão ajustar suas estratégias de conteúdo para se alinhar melhor às preferências do público, aumentando as chances de viralizar ou engajar mais a audiência.
Como usar o Creator Search Insights no TikTok?
Para usar o Creator Search Insights no TikTok, siga os passos abaixo:
Primeiro, faça login na sua conta do TikTok;
Use a barra de pesquisa para buscar por "Creator Search Insights";
Clique em "visualizar"
Agora, você vai se deparar com a ferramenta de análise de pesquisa do TikTok. Note que, primeiramente a ferramenta traz métricas do seu próprio perfil, como volume de visualizações, impressões e CTR.
Depois, é possível consultar buscas sugeridas, de acordo com o conteúdo que você publica no seu perfil e consultas populares, com base nas principais categorias de conteúdo do TikTok:
Moda
Comida
Esportes
Turismo
Jogos
Ciência
Dicas para a pesquisa de palavras-chave no TikTok
Antes de iniciar sua pesquisa, é importante ter em mente o que você deseja alcançar. Você está buscando ideias para novos conteúdos? Ou quer entender melhor as preferências do seu público-alvo?
O ideal é observar as tendências apresentadas pelo Creator Search Insights e ver quais tipos de conteúdos estão mais associados às palavras-chave pesquisadas. Isso pode te ajudar a criar vídeos que se alinhem com as expectativas do público.
Pra começar: digite palavras-chave ou temas que sejam relevantes para o seu nicho de conteúdo, usando o botão de lupa.
O Creator Search Insights irá mostrar quais termos estão em alta, além de fornecer informações sobre o volume de buscas para cada palavra-chave.
Com base nos insights coletados, você pode adaptar sua estratégia de conteúdo para maximizar o seu alcance. Você pode, por exemplo, focar em palavras-chave com alta demanda e baixa concorrência, ou explorar temas que estão começando a ganhar popularidade.
Como encontrar insights de conteúdo no TikTok?
Ao pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, você descobrirá quais tópicos estão ganhando força e quais têm potencial para crescer. Isso pode te dar ideias para novos vídeos ou formas de abordar assuntos já conhecidos.
Ao analisar quais conteúdos estão performando bem com determinadas palavras-chave, você pode identificar padrões, como formatos de vídeo que têm maior engajamento ou horários específicos em que o público está mais ativo.
Inclusive, já anota aí os melhores horários pra postar no TikTok:
Segunda-feira: 7h, 11h e 22h
Terça-feira: 14h, 16h e 21h
Quarta-feira: 7h, 9h e 23h
Quinta-feira: 9h, 12h e 19h
Sexta-feira: 6h, 13h e 15h
Sábado: 11h, 20h e 21h
Domingo: 08h, 09h e 17h
Aproveite e veja também o que outros criadores estão fazendo em relação às mesmas buscas que você quer aparecer. Isso pode te inspirar a criar conteúdos únicos ou aprimorar o que já está sendo feito, garantindo que você se destaque na plataforma.
Agora use todos os insights coletados para experimentar novos conteúdos e observe os resultados. Com o tempo, você pode ajustar suas estratégias para encontrar o que realmente funciona, garantindo um crescimento consistente na plataforma.