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Foto do escritorDaniela Fernandes Pereira

4 estratégias de SEO Local para médias e pequenas empresas

Atualizado: 16 de set.

Quantas vezes, na última semana, você usou o Google para pesquisar por algum serviço próximo de você? Seja um restaurante, uma farmácia, uma papelaria, ou até um depósito de bebidas.


Para consultas com intenção de busca local, o Google lista resultados com base na sua localização geográfica e na relevância do negócio. Por exemplo, se você é dono de um café, aparecer nas buscas por “cafeterias” ou “cafés perto de mim” pode significar a diferença entre um cliente escolher o seu estabelecimento ou o concorrente na esquina.


Sem uma presença local otimizada, seu negócio fica praticamente invisível para clientes em potencial que estão prontos para consumir.


O SEO Local é uma ferramenta importantíssima para qualquer empresa que deseja atrair clientes do seu bairro, cidade ou área de atuação. E a boa notícia é que existem várias estratégias simples que você pode implementar para melhorar sua visibilidade nos resultados de Pesquisa do Google e no Google Maps. Abaixo, vamos explorar alguns desses benefícios e como você pode colocar seu negócio no mapa – literalmente.


O que é SEO Local?

SEO Local é um conjunto de estratégias e técnicas que ajudam seu negócio a aparecer nas pesquisas online de pessoas que estão próximas a você. Quando alguém procura por um serviço ou produto na sua área, o Google usa o SEO Local para decidir quais empresas mostrar primeiro nos resultados.


Para entender melhor, pense assim: se você tem um salão de beleza em Copacabana, é esperado que as pessoas que estão na região e procuram por "salão de beleza copacabana" encontrem seu negócio no topo da lista.


Pesquisa no google por salão de beleza em copacabana

O SEO Local faz exatamente isso: otimiza a visibilidade do seu negócio para que ele apareça quando alguém procura por serviços ou produtos na sua área.


É possível fazer SEO Local usando algumas táticas, como:


  • Criar e manter uma ficha do Google Meu Negócio;

  • Coletar avaliações positivas dos clientes;

  • Usar palavras-chave locais (como o nome da sua cidade ou bairro) no seu perfil e site;

  • Garantir que suas informações de contato estejam corretas e consistentes em toda a web.


Quando uma empresa consegue alcançar uma boa visibilidade nos resultados da Pesquisa Google e do Google Maps, ela atrai mais clientes da sua região, aumentando as chances de conversões e fortalecendo sua presença no mercado local.


Benefícios da visibilidade local

Ter uma ficha no Google Meu Negócio é como ter um megafone que anuncia seu negócio para todos os clientes locais que estão procurando exatamente o que você oferece. É uma ferramenta poderosa, fácil de usar e essencial para qualquer empresa que quer se destacar na sua região. Então, se você ainda não tem uma, está na hora de criar e aproveitar todos esses benefícios!


Maior visibilidade online

Ter uma ficha no Google Meu Negócio aumenta muito a visibilidade do seu negócio localmente. Imagine que você tem uma pizzaria. Quando alguém na sua região busca por "pizzaria perto de mim", a sua ficha no Google Meu Negócio ajuda a garantir que sua pizzaria apareça nos primeiros resultados. Isso significa mais olhos no seu negócio e mais clientes em potencial te encontrando facilmente.


Aparecer no Google Maps

Se seu negócio está listado no Google Meu Negócio, ele também aparecerá no Google Maps. Pense naquela vez que você estava dirigindo e precisava encontrar uma farmácia rapidamente. Você abriu o Google Maps e encontrou uma farmácia próxima em segundos. É exatamente isso que acontece quando você tem uma ficha no Google Meu Negócio. Os clientes podem ver sua localização, rotas para chegar até você e até mesmo o horário de funcionamento.


Maior reputação de marca

Avaliações valem ouro! Quando clientes satisfeitos deixam boas avaliações, novos clientes veem essas avaliações e ficam mais confiantes em escolher seu negócio. Por exemplo, se você tem um salão de beleza e várias clientes deixam avaliações positivas elogiando seus serviços, outras pessoas que buscam "salão de beleza em [sua cidade]" vão perceber essas avaliações e se sentir mais seguras em marcar um horário com você.


Interação direta com os clientes

A ficha permite que você poste atualizações, promoções e novidades diretamente no Google. Se você é dono de uma loja de roupas e está com uma super promoção de inverno, pode publicar isso na sua ficha e atrair mais clientes que estão procurando boas ofertas. Além disso, você pode responder às avaliações, mensagens ou perguntas dos clientes, mostrando que se importa com a opinião deles e está sempre disposto a melhorar.


Negócios que se beneficiam do SEO Local

Não importa o quão incrível seu produto ou serviço seja, se os clientes não conseguirem encontrar você, seu negócio pode ficar invisível. Alguns negócios dependem mais do tráfego local e da presença física, e esses são os que mais se beneficiam de uma boa estratégia de SEO Local. 


Se você está em uma das categorias de negócios abaixo, você pode tirar o máximo proveito dessa abordagem e como isso pode transformá-los nas opções favoritas da sua região:


  1. Restaurantes e Cafés

  2. Lojas de Varejo (Supermercados, Drogarias, Perfumarias e Lojas de Departamento)

  3. Consultórios Médicos e Clínicas

  4. Serviços de Manutenção e Reparos

  5. Escritórios de Advocacia e Contabilidade

  6. Academias e Centros de Bem-estar

  7. Salões de Beleza e Barbearias

  8. Hotéis e Acomodações

  9. Corretores de Imóveis

  10. Escolas de Idiomas

  11. Prestadores de Serviços Domésticos (encanadores, eletricistas, etc.)


Como iniciar uma estratégia de SEO Local?


Agora, imagine quantas oportunidades o seu negócio pode estar perdendo se você ainda não estiver trabalhando bem o seu SEO Local? Pra te ajudar nessa, montamos um passo a passo pra você começar a mostrar claramente a localização da sua empresa e os serviços que você oferece. 


Crie um perfil no Google Meu Negócio

  1. Para criar um novo perfil ou reivindicar um perfil existente, acesse: https://business.google.com/create

  2. Digite o nome da sua empresa e selecione a categoria correspondente ao seu negócio

  3. Depois, preencha todas as informações solicitadas (todas as informações são editáveis):

    1. Localização: se você tem um local físico onde os clientes podem visitar, insira o endereço. Caso contrário, você pode optar por não adicionar um endereço e indicar que oferece serviços na área.

    2. Área de Serviço: se você atende clientes em um local específico (como delivery ou serviços a domicílio), insira as áreas de serviço.

    3. Informações de Contato: adicione seu número de telefone e o site do seu negócio.


Para garantir que você é o proprietário legítimo do negócio, o Google solicitará uma verificação. Existem várias maneiras de verificar seu negócio, incluindo:


  • Cartão postal: o Google enviará um cartão postal com um código de verificação para o endereço fornecido.

  • Telefone: alguns negócios podem verificar por telefone, onde o Google ligará ou enviará um SMS com um código.

  • E-mail: em alguns casos, você pode verificar por e-mail.

  • Verificação instantânea: se você já verificou o negócio no Google Search Console, pode haver uma opção de verificação instantânea.



Mantenha seu perfil atualizado

É importante manter as informações do seu negócio atualizadas, responder a avaliações de clientes e postar atualizações regulares para engajar com seus clientes e melhorar a visibilidade do seu negócio no Google.


Inclusive, pesquisas da BrightLocal mostram que negócios com 4 estrelas ou mais recebem 12 vezes mais cliques do que aqueles com 3 estrelas ou menos. Atualmente, 84% dos consumidores confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais.


Depois de verificar, você pode adicionar mais detalhes ao seu perfil, como:


  • Horário de funcionamento

  • Fotos do negócio

  • Descrição otimizada da sua empresa

  • Serviços e produtos oferecidos


Vale ressaltar que imagens são extremamente importantes! O Google está cada vez mais utilizando imagens nos resultados de pesquisa, pois elas são um fator crucial na tomada de decisão de compra dos clientes. Imagens de alta qualidade ajudam a destacar seu negócio, permitindo que os clientes vejam exatamente o que podem esperar, o que aumenta a confiança e a probabilidade de escolha.


Peça ativamente avaliações aos seus clientes

Uma das formas mais eficazes de melhorar a visibilidade e a credibilidade do seu negócio local é através das avaliações dos clientes. As avaliações não apenas influenciam a percepção dos novos clientes, mas também são um fator de classificação importante para o Google.


Uma forma eficiente de fazer isso é incluindo QR Codes em locais visíveis do seu estabelecimento, como no balcão, próximo à saída, por exemplo. Esses QR Codes podem direcionar os clientes diretamente para a página de avaliações do seu perfil no Google Meu Negócio. Você não só pode como deve incentivá-los a deixar uma avaliação positiva sobre a experiência deles no seu negócio.


Dependendo da estratégia de CRM implementada pela sua empresa, enviar um link direto para a página de avaliação pode ser uma maneira muito eficaz de obter feedback. Após a compra ou utilização do serviço, envie uma mensagem personalizada por WhatsApp ou e-mail agradecendo a preferência e pedindo gentilmente que deixem uma avaliação.


Utilize as postagens e atualizações no Google Meu Negócio

Manter o seu perfil ativo com postagens e atualizações regulares não só melhora a visibilidade, mas também engaja os clientes. Utilize as funcionalidades de postagens para informar sobre novidades, promoções ou eventos, adicionando um link direto para o seu site ou página de reserva. Essas interações frequentes aumentam a probabilidade de os clientes entrarem em contato com você.


Implementar estratégias eficazes de SEO Local é essencial para que pequenas e médias empresas se destaquem na comunidade e atraiam mais clientes. Ao criar e otimizar seu perfil no Google Meu Negócio, manter as informações sempre atualizadas e solicitar ativamente avaliações, você pode aumentar significativamente a visibilidade e a credibilidade do seu negócio.


Essas ações não só ajudam a melhorar o ranking nos resultados de busca, mas também proporcionam uma experiência mais confiável e coesa para os clientes. Lembre-se de que a combinação de SEO Local e uma forte estratégia de branding pode transformar sua empresa em uma referência na área, gerando mais tráfego, engajamento e, consequentemente, mais vendas.


Aplique essas quatro estratégias e observe como seu negócio ganha mais destaque e conquista a confiança dos clientes na sua região. O sucesso no mundo digital começa com passos simples, mas estratégicos, e a otimização local é um dos pilares fundamentais para qualquer empreendimento que deseja prosperar no mercado atual.

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